Abriu o segundo período de candidaturas para apoio à instalação e investimentos na exploração de Jovens Agricultores. A decorrer até 03 de Junho de 2025.
A dotação orçamental para o Investimento Produtivo Jovens Agricultores é de 100 milhões de euros, sendo 25 milhões de euros por período de apresentação de candidaturas. O limite de apoio por candidatura é de 400.000 euros. No caso do Prémio Instalação para Jovens Agricultores, o apoio a conceder assume a forma de montante fixo no valor de 25.000 euros, acrescido dos seguintes montantes: 25.000 euros, no caso do jovem se instalar em regime de exclusividade; 5.000 euros, caso a exploração do jovem agricultor se localize em territórios vulneráveis.
Podem beneficiar dos apoios previstos na referida portaria:
- Pessoas singulares: Jovens agricultores entre os 18 e 40 anos, que se instalem pela primeira vez e dediquem a sua atividade em exclusividade à agricultura;
- Pessoas coletivas: Sociedades por quotas onde os sócios-gerentes sejam jovens agricultores, com maioria no capital social e uma participação individual superior a 25%.