Agroconceito – Apoio técnico e consultoria agrícola

Oferta

Consulte os terrenos já disponibilizados aqui

Para colocar os seus terrenos na nossa bolsa de terras efetue a sua inscrição no formulário abaixo.

Nota: A Agroconceito não se responsabiliza pelos dados pessoais introduzidos na ficha de inscrição da Bolsa de Terras


 

Formulário de Inscrição - Oferta
Distritos onde tem os seus terrenos
Escreva as localidades onde se situam os terrenos
Referir se são de sequeiro, de rega, tipos de plantação... (máximo 50 palavras)
Área aproximada, em m2
Máximo 50 palavras

Selo Trans 1

Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir – Veículos agrícolas

Foi publicado o Decreto Lei nº 151/2017, que vem obrigar à frequência de acção de formação (UFCD 9596). "Relativamente à condução de veículos agrícolas, introduz -se a obrigatoriedade de frequência de ação de formação, com vista à melhoria da segurança rodoviária para os condutores da categoria B que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II, condutores da categoria C, que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III e condutores da categoria D, que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III."  

Agroconceito, 14 de Dezembro 2017 

     

PDR 2020 tem candidaturas abertas a 6 operações

O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) tem candidaturas abertas a seis operações. São elas a Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (7º Concurso), a  Operação 8.1.4 – Restabelecimento da floresta afectada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos (6º Anúncio), a Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (5º Anúncio), a Operação 7.8.4. Recursos Genéticos – Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Vegetais (1º Anúncio), a 3.4.2 – Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Tipologia Melhoria das condições de segurança das barragens (4º Anúncio) e a Operação 5.1.1 – Criação de Agrupamentos e Organizações de Produtores (2º Anúncio).

Restabelecimento do Potencial Produtivo

A Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (7º Concurso) reconhece como catástrofe natural o conjunto de incêndios deflagrados no decurso do mês de Julho e Agosto de 2017, e concede um apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas. O concurso está aberto de 11 de Outubro de 2017 a 30 de Novembro de 2017 às 23h59. Mais informações e candidaturas aqui.

Restabelecimento da floresta afectada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos

A Operação 8.1.4 – Restabelecimento da floresta afectada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos (6º Anúncio) tem como objectivos o restabelecimento de povoamentos florestais afectados por agentes bióticos e abióticos e acções de estabilização de emergência pós-incêndio, catástrofes naturais, ou acontecimentos catastróficos, visando a minimização de risco de erosão, em áreas identificadas pelas entidades competentes. O concurso está aberto de 4 de Outubro de 2017 a 10 de Novembro de 2017 às 17 horas. Mais informações e candidaturas aqui.

Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (Seca)

A Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (5º Anúncio) destina-se aos concelhos de Coruche e Chamusca do distrito de Santarém e Alcoutim e Castro Marim do distrito de Faro, constituindo apoios à seca. O concurso está aberto de 20 de Setembro de 2017 a 17 de Novembro de 2017 às 17 horas. Mais informações e candidaturas aqui.

Recursos Genéticos – Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Vegetais

A Operação 7.8.4. Recursos Genéticos – Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Vegetais (1º Anúncio) tem como objectivo apoiar as acções para conservação e melhoramento de recursos genéticos vegetais previstas nos programas de conservação ou de melhoramento genético aprovados pela entidade competente. O concurso está aberto de 20 de Julho de 2017 a 20 de Novembro de 2017 às 17 horas. Mais informações e candidaturas aqui.

Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Tipologia Melhoria das condições de segurança das barragens

A operação 3.4.2 – Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Tipologia Melhoria das condições de segurança das barragens (4º Anúncio) tem como objectivo promover o uso mais eficiente da água e da energia nos aproveitamentos hidroagrícolas existentes, através de: reabilitação e modernização das infraestruturas primárias e secundárias (captação, transporte e distribuição de água); reabilitação e modernização das estações elevatórias e centrais hidroeléctricas; melhoria da gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas; melhoria da segurança das infraestruturas; incentivo à introdução de tecnologias mais eficientes. O concurso está aberto de 18 de Julho de 2017 a 30 de Novembro de 2017 às 17 horas. Mais informações e candidaturas aqui.

Criação de Agrupamentos e Organizações de Produtores

A Operação 5.1.1 – Criação de Agrupamentos e Organizações de Produtores (2º Anúncio) tem como objectivo conceder apoio aos Agrupamentos (AP) ou às Organizações de Produtores (OP) abrangidos pela definição de PME e oficialmente reconhecidos, com base num Plano de Acção, com um carácter temporário correspondente ao período de arranque do AP/OP. O concurso está aberto de 6 de Julho de 2017 a 30 de Novembro de 2017 às 17 horas. Mais informações e candidaturas aqui.

Agricultura e mar actual, 2017

Governo disponibiliza até 35 milhões para setor agrícola e florestal

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou uma verba até 35 milhões de euros para o setor agrícola e florestal, nomeadamente para apoiar a alimentação dos animais e o depósito e a comercialização da madeira ardida. No âmbito da reunião extraordinária do passado sábado do Conselho de Ministros, destinada a aprovar medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como reparação dos prejuízos, e que decorre na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, o governante indicou que vão ser alocados 15 milhões de euros para «acudir aos problemas mais graves» de erosão dos solos e contaminação das águas. Na área florestal, vão ser criadas duas linhas de crédito, uma de cinco milhões de euros para a instalação de parques para depósito da madeira ardida e outra de três milhões de euros para a comercialização da madeira ardida a preços considerados razoáveis. «Desde que sejam respeitados preços mínimos fixados pelo Ministério da Agricultura - 20 euros por metro cúbico para as árvores com menos de 30 centímetros de diâmetro», revelou Capoulas Santos. No setor agrícola, as medidas que vão ser «adotadas de imediato» prendem-se com o apoio à alimentação dos animais, em que serão criadas «cinco plataformas logísticas» para a entrega de elementos compostos para animais encomendados pelo Governo à indústria de rações portuguesa, informou o tutelar da pasta da Agricultura, indicando que a distribuição contará com membros das Forças Armadas e dos municípios. Segundo o ministro da Agricultura, existem necessidades «muito urgentes de alimentação animal», que se estimam que estejam na ordem de meio milhão de ovinos e de mais de 100 mil bovinos. O Governo vai ainda apoiar em 100% os prejuízos até cinco mil euros dos pequenos agricultores e, «acima desse valor, 50% a fundo perdido em tudo o que tenha a ver com perda de máquinas, equipamentos, instalações, estábulos, motores e culturas permanentes como vinhas, pomares e olivais».  

Agronegócios,  23 de Outubro de 2017

Guia do Produtor Biológico e do Exportador de Produtos Biológicos

Já está disponível o Guia do Produtor Biológico  e o Guia do Exportador, elaborados pela DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.   Para aceder ao Guia do Produtor biológico clique aqui.   Para aceder ao Guia do Exportador (produtos biológicos) clique aqui.  

 Agroconceito, 6 de Julho de 2017

 

Assinatura de Protocolo entre a DGADR e a Direção-Geral de Saúde

Assinatura de Protocolo entre a DGADR e a Direção-Geral de Saúde  
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Direção-Geral de Saúde assinaram um protocolo de colaboração no âmbito da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e da execução de um Plano de Ação para a produção e promoção de produtos biológicos, visando a colaboração técnica e especializada, e o desenvolvimento de ações conjuntas com vista à divulgação de informação sobre a produção e a promoção de produtos biológicos e a sua disponibilização aos consumidores.  

DGADR, 2017